CRESCEI, MULTIPLICAI-VOS E ENCHEIS A TERRA
Tais palavras não teriam sido proferidas por Deus e sim impressas nas mentes de Adão e Eva, o que podemos entender, já que no início da criação não se conheciam as palavras, nem tão pouco a escrita. Mas, acreditamos que é verdade o que se diz, pois não se sabe de nada e toda verdade, escrita há uns quatro mil anos é fruto de cérebros privilegiados, de quando se começou a dominar a escrita, rudimentar, inicialmente, que teria ganho as formas e sentidos que conhecemos, hoje datam de pouco tempo.
E O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS
Para se ter entendimento do que era VERBO, no tempo do profeta João, há de se percorrer um grande caminho. Sabemos que os Fenícios teriam sido os primeiros a dominar o alfabeto como conhecemos, más não tinham a menor ideia do que fosse verbo, pronome, adjetivo, substantivo, e como o profeta João já usava tais expressões. Como saber-se quem teria sido o autor de tais frases, em nome do profeta brilhantíssimo, más que no seu tempo, não se qualificava tais palavras.
OS ESCRIBAS
Estes sim, criaram e divulgaram várias expressões gramaticais, mas ainda sem conhecimento de distinção de figuras como agimos hoje. Muitos trabalhos dos escribas tinham que ser examinados, com cuidado para serem divulgados, já que além das dificuldades dos idiomas de cada grupo , as formas de como proceder, dificultou em muito o que se transmitia na escrita. Lí não sei aonde que a maioria dos lindos Salmos que se encontram na nossa maravilhosa Bíblia, é fruto de árduo trabalho de escribas egípcios, que na verdade, no alvorecer da cultura, em concorrência com a magna Grécia nos transmitiram o saber das letras. Isto é fácil entender-se com as comparações de orações dos egípcios com os comentários bíblicos sobre muitos mistérios que estão no nosso Livro Maior.
OS SUMÉRIOS
Alguns autores nos dizem que estes, formaram a primeira civilização, já que depois de alto firmarem-se, com o ajuntamento de vários grupos, vindos de várias partes atraídos pelo fértil-crescente que era e ainda é a Mesopotâmia , organizaram-se na forma que até hoje nós usamos, com pequenas modificações. Antes deles, vários grupos estavam na área, mas não tinham o tirocínio da organização, que na verdade só se construir com sacrifícios de outros sub-chefes e massacres espetaculares. Já com eles, surgiram as primeiras informações da existência de um Deus ou vários deuses, que servia ou serviam de nosso ou nossos guarda-chuvas. O entendimento do sobrenatural sempre fez parte de qualquer grupo humano e na Suméria, encontrou guarida espetacular, pois antes mesmo dos judeus divulgarem a sua TORÁ, Sumérios em grupos já praticavam há séculos qualquer espécie de agradecimento ao Criador de todas as coisas pois entenderam desde cedo de que eles não construíram nada do que viam e que tinha que ter um Criador. Aventuraram-se em criar e adorar vários deuses, q eu ocorria em outras partes, como no Egito e em consequência da fusão de várias tribos. Antes mesmo de Hamurabi outros líderes já impunham o saber de convivência dentro do grande grupo, daí se aceitar a existência de várias adorações.
QUE NÃO SE ACRESCENTE NADA NESTE LIVRO.......
Os acréscimos foram feitos em várias oportunidades, principalmente com as gritantes modificações que aqui perguntamos sem resposta, a não ser a mais firme: DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS .
Nenhum comentário:
Postar um comentário